Jejum Intermitente - pela Nutricionista Natália Maria

em 6 de fevereiro de 2020


Eeei, tudo bem com vocês  ?
Hoje é mais um post daquele projeto de Collab que estou fazendo no blog e como vocês já viram no título o tema de hoje é Jejum Intermitente e a convidada para escrever sobre o tema é a nutricionista Natália Maria, especializada em emagrecimento e coach nutricional.
Vem ler!


blog ana barbosa


Oi, meu nome é Natália Maria, sou nutricionista especializada em emagrecimento e coaching nutrition e atuo na área clínica à 2 anos. Hoje eu vim desmitificar um assunto bem comentado na nutrição e que muitos ainda tem dúvidas: Jejum intermitente (JI). Será mesmo que essa estratégia é a mais eficiente quando o assunto é emagrecimento? Vem com a nutri, que vou te contar tudo sobre o (JI).


O QUE É JEJUM INTERMITENTE (JI) ?

É uma estratégia nutricional na qual o indivíduo fica um período de tempo em privação alimentar, normalmente em intervalos de 16 a 24 horas.


QUAIS AS VANTAGENS DO (JI) ?

Muitas pessoas dizem que o (JI) diminui o metabolismo, porém essa informação é falsa. O que diminui o metabolismo são dietas hipocalóricas (restrição de calorias), por longos períodos. O (JI) quando feito com acompanhamento de um profissional, pode promover alguns benefícios, sendo eles o aumento do nível da reparação celular, ou seja, aumenta a capacidade nas nossas células se renovarem. Muitos pesquisadores dizem que ganhamos alguns anos de vida a mais. Outro ponto, é que o (JI) promove a diminuição dos níveis de grelina (hormônio que estimula o apetite), o que é favorável para quem busca o emagrecimento. Pessoas que tem a necessidade de consumir  um volume maior de alimentos nas refeições, ou que não se sentem saciadas comendo um  pouquinho a cada três horas, são privilegiadas com o (JI). Normalmente a janela de alimentação começa às 12:00 e vai até às 20:00, sendo de 2 a 3 refeições com um volume alimentar maior, para atingir as calorias do dia em um curto espaço de tempo.


QUAIS AS DESVANTAGENS DO JEJUM? 

Nas primeiras semanas é comum o indivíduo apresentar alguns sintomas como, tontura e fraqueza, o que justifica esse sintoma é devido a queda de glicemia. Aumento de fome e ansiedade aumentada também são fatores negativos no (JI), não sendo recomendado para  o público que tem compulsão alimentar e crises de ansiedade, o fato de ficar muito tempo sem se alimentar agrava mais ainda esses sintomas.

QUEM NÃO PODE FAZER JEJUM?

Diabéticos, hipertensos, hipotensos, crianças, grávidas, lactantes.


JEJUM INTERMITENTE EMAGRECE?

Sim, o (JI) emagrece, assim como qualquer outra dieta que promova déficit calórico!


QUAL A MINHA OPINIÃO SOBRE O (JI)?

Eu não sou contra o (JI), uso essa estratégia na minha prática clínica, em alguns casos mais específicos, por exemplo, quando percebo que meu paciente entrou em efeito  platô. Ou seja, depois de alguns meses de dieta, a pessoa para de ter resultados, pois o corpo dela "acostumou" com a dieta, nesse momento  uso o (JI) ou outra estratégia para o corpo receber um estímulo diferente! Lembrando que, não podemos generalizar, pois cada corpo tem uma resposta diferente ao (JI), é necessário uma avaliação do histórico do paciente antes da prescrição dietética!


Ainda ficou alguma dúvida ou gostaria de agendar uma consulta com a Nutri ?
Whatsapp: (35) 9 9226- 4491
E-mail:  nati.mariaafonso@hotmail.com
Endereço de atendimento: Rua Santa Bárbara, 129 - Centro, Guaranésia/Minas Gerais.






Espero que você tenha gostado de mais essa collab e se quiser fazer parte do projeto é só me enviar uma mensagem no WhatsApp clicando nesse link: bit.ly/anabarbosablog

Beijos e até a próxima!

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